Saber quais assuntos de filosofia que mais caem no ENEM é essencial, principalmente para montar o seu cronograma de estudos. As questões dessa área de conhecimento são cobradas no caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias. 

Vale ressaltar que as questões podem ser multidisciplinares, ou seja, envolver conteúdos de filosofia e sociologia na mesma pergunta. Pensando nisso, é válido olhar quais são os assuntos de filosofia que mais caem no ENEM, segundo estatísticas. 

Bolsa de estudos com a nota do ENEM? Conheça as melhores opções para você no VAI DE BOLSA!

assuntos de filosofia que mais caem no enem

Por que estudar os assuntos de filosofia que mais caem no ENEM?

Distribuída em questões no caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, os estudantes devem pesquisar quais são os assuntos de filosofia que mais caem no ENEM para programar os seus estudos. 

É importante destacar que as questões de filosofia podem ser interdisciplinares, ou seja, apresentar conteúdos de mais matérias na mesma pergunta. Uma das possibilidades é relacionar acontecimentos da história com pensadores da mesma época. 

E, por mais que as perguntas de filosofia não contem com um número específico no ENEM, o aparecimento de questões relacionadas à matéria vem crescendo constantemente nos últimos anos. 

Por estar aparecendo cada vez mais no exame, é válido verificar quais assuntos de filosofia que mais caem no ENEM. 

Quais são os assuntos de filosofia que mais caem no ENEM?

A seleção dos principais conteúdos referentes a uma matéria pode ser complicada, principalmente por se tratar de um exame extenso, onde questões interdisciplinares tendem a aparecer. 

Contudo, de acordo com análise de especialistas, os seguintes assuntos de filosofia que mais caem no ENEM têm maior tendência de aparecer. Portanto, elabore o seu cronograma de estudos baseando-se neles: 

Filosofia Temática

Um dos principais temas abordados na área de filosofia do ENEM é a Filosofia Temática. Nesse caso, é comum que questões relacionadas ao contractualismo segundo pensadores filósofos, como Jean-Jacques Rousseau e John Locke, apareçam. 

No mesmo tópico, é válido que os alunos busquem por mais conteúdos referentes aos seguintes pensadores:

  • Platão
  • Aristóteles
  • Marx

Dessa maneira, você tem um olhar mais amplo sobre diferentes abordagens temáticas.

Também é importante que o aluno esteja preparado para responder questões relacionadas à ética, assim como o senso comum e o conceito de verdade. 

Filosofia Moderna

Ao estudar filosofia moderna, leve em consideração conteúdos relacionados ao renascimento, assim como o racionalismo e as ciências modernas. Alguns dos pensadores que se destacam nessa época são Galileu Galilei e Francis Bacon.

É muito comum que o iluminismo francês seja cobrado em algumas questões do exame. Portanto, vale a pena olhar alguns dos principais pensamentos de Rousseau.

Outro elemento que merece destaque é o Empirismo do britânico Isaac Newton, com a sua teoria do Universo Mecânico.

Filosofia Contemporânea

Em materiais relacionados à filosofia contemporânea, é válido que os estudantes deem uma olhada nos conteúdos referentes à Escola de Frankfurt, que apresentam ideias dos pensadores Theodor Adorno, Max Horkheimer e Jürgen Habermas.

Ainda de acordo com especialistas, os estudantes podem se deparar com questões relacionadas aos textos de John Locke no exame. Essas perguntas são criadas seguindo a teoria da natureza, assim como questões políticas e o motivo da existência do governo. 

Filosofia Antiga

Nos conteúdos de filosofia antiga, os estudantes devem focar o seu conhecimento nos pensamentos de Platão e Aristóteles. 

Uma questão que é muito discutida no exame é o Mito da Caverna, referente a Platão. Enquanto que a Aristóteles, os alunos irão se deparar com textos referentes à política e relação da ética na sociedade.

Vale ressaltar que, ainda na filosofia antiga, conhecimentos sobre Filosofia Helenística podem ser cobrados. Isso porque, ela representa a principal ideia que houve entre a transição da Idade Antiga para a Idade Média.

assuntos de filosofia que mais caem no enem

Quantas questões de filosofia aparecem no ENEM?

Não existe uma maneira de afirmar, com certeza, quantas questões relacionadas à filosofia aparecem no exame. Mas o número de questões referentes a esse conhecimento são cobrados cada vez mais nas edições do ENEM. 

Já em Ciências Humanas, um total de 45 perguntas de múltipla escolha são realizadas. Dentre elas, os alunos devem escolher a resposta correta entre cinco alternativas apresentadas. 

Além de perguntas referentes à Filosofia, são cobrados conhecimentos nas seguintes áreas de ensino no mesmo caderno: 

  • Geografia
  • História
  • Sociologia

Como estudar para as questões de filosofia do ENEM?

Apesar de serem muitos assuntos de filosofia que mais caem no ENEM, existe uma maneira de estudá-los para garantir uma boa pontuação no exame. 

No momento em que estiver se preparando para o exame, leve em consideração o estudo das principais correntes filosóficas que existem. Também é importante que você estude as matérias as associando com os principais períodos e acontecimentos da história. 

Os estudantes também podem levar em consideração a realização de atividades relacionadas aos assuntos de filosofia que mais caem no ENEM, muitas delas podem ser encontradas facilmente na internet! 

Author